Delegação francesa foi recebida pelo secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, em reunião bilateral realizada em paralelo às discussões sobre comércio e Investimento no âmbito do G20.
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
Fotos: Júlio César Silva/MDIC
O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, reuniu-se nesta quarta-feira (23) com a delegação francesa, liderada pela ministra delegada do Comércio Exterior e dos Franceses Estrangeiros, Sophie Primas, para tratar de assuntos de interesse entre os dois países.
A França apresentou seu interesse em oportunidades de negócios com o Brasil em quatro áreas: investimentos franceses em energia renovável no Nordeste, colaboração com laboratório de inteligência artificial brasileiro, aquisição de helicópteros para defesa civil e aérea brasileira e colaboração no complexo industrial da saúde com a produção de vacinas.
“Brasil e França têm uma parceria histórica, uma relação de colaborações do ponto de vista econômico e político, que significa muito para nós e da qual não abrimos mão”, afirmou Márcio Elias Rosa.
Em resposta às demandas apresentadas pela delegação francesa, o secretário executivo apresentou os avanços feitos pelo Brasil no que diz respeito à transição energética e as oportunidades de negócios derivadas delas, em campos como a produção de energia por eólicas offshore e de hidrogênio verde.
Entre outros assuntos levantados pelos franceses, o secretário executivo destacou oportunidades de investimento relativas ao plano brasileiro de inteligência artificial, ao complexo econômico industrial de saúde e a importância da aquisição de helicópteros para a defesa do espaço aéreo nacional.
O secretário executivo também pediu um apoio à delegação francesa para que o acordo entre Mercosul e União Europeia chegue a uma conclusão. “Acreditamos ser muito importante para os nossos dois países, num momento tão conflagrado das relações internacionais, que cheguemos a um alinhamento que permita a conclusão desse acordo e mostre ao mundo a possibilidade de encontrarmos um caminho benéfico para todos”, argumentou.
A ministra francesa destacou a importância do Brasil como parceria estratégica da França, assim como o interesse de aumentar exportações e investimentos entre os dois países. E informou que os resultados da reunião bilateral seriam levados ao governo francês.