A Semana da Mobilização Total segue marcada por diversas ações em todo o país, tanto nas aduanas quanto nos tributos internos. De acordo com o calendário previsto para quarta (dia 22), os Auditores-Fiscais participaram de caravanas no Rio de Janeiro, em Uruguaiana e em Foz do Iguaçu.
Na quarta, na capital fluminense, representantes da Direção Nacional, da diretoria da Delegacia Sindical do Rio de Janeiro, do Comando Nacional de Mobilização (CNM) e do Comando Local de Mobilização (CLM-RJ) estiveram no porto para debater com os aduaneiros os desdobramentos da greve iniciada em 26 de novembro, por tempo indeterminado. Pela Direção Nacional, participaram os diretores Cleber Magalhães (Relações Internacionais e Intersindicais), Renato Albano (adjunto de Assuntos Jurídicos) e Rosângela Fiaes (suplente).
A visita ao Porto do RJ teve a participação de cerca de 60 Auditores-Fiscais, incluindo participantes de outras localidades e Regiões Fiscais, como representantes da DS/Campos dos Goytacazes, da DS/Santos, da DS/São Paulo, da DS/Juiz de Fora, da DS/Caruaru e da DS/Aracaju. Reunidos no auditório da unidade, os Auditores-Fiscais trocaram informações sobre o andamento da greve nas diversas atividades realizadas no Porto do RJ e em outras Aduanas. Também foram feitas análises de conjuntura e discutidas as estratégias atuais e os rumos do movimento.
Em Uruguaiana, representantes do Comando Regional de Mobilização dos três polos de desembaraço aduaneiro da 10ª Região Fiscal (Porto Alegre, Uruguaiana e Rio Grande) se reuniram no porto seco com Auditores da unidade e também da Alfândega.
Os aduaneiros confirmaram a disposição em intensificar as ações de greve, avaliaram as estratégias em curso e definiram novos planos para esta quinta (23), em meio à Semana da Mobilização Total. Também foi informado pelos representantes de Rio Grande que o movimento por lá segue forte no porto. Também participaram da caravana o representante do CNM e diretor do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Diogo Loureiro, o presidente da DS/Uruguaiana, Auditor-Fiscal Ricardo Leite Leal, a vice-presidente da DS/Rio Grande, Auditora-Fiscal Nory Celeste, o representante do CLM de Rio Grande, Auditor-Fiscal João Melo Nunes, e os representantes do CRM10ª, Auditores-Fiscais Ivan Sigal e Cláudio Fay de Azevedo.
Cumprindo com a agenda da Semana Total de Mobilização, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, os Auditores continuam fazendo operação-padrão nas cargas e no trânsito aduaneiro. Nesta quarta, a operação identificou pessoalmente todos os passageiros e fiscalizou os tripulantes com a ajuda da equipe de cães de faro (K9) da Receita Federal. Somente num intervalo de uma hora, o aeroporto recebeu cerca de 600 pessoas pela manhã. Foram fiscalizados em torno de 300 volumes de bagagens.
Os Auditores estão em greve há 59 dias, por tempo indeterminado para pressionar o governo a negociar o reajuste da pauta salarial antes da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), o que deve acontecer na retomada das atividades legislativas, em fevereiro.
Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/semana-da-mobilizacao-total-caravanas-operacao-padrao-e-reunioes-marcam-acoes-de-greve-nesta-quarta/