Publicado em 12/05/2025 16h24
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza visita de Estado à República Popular da China nos dias 12 e 13 de maio de 2025, a convite do Presidente Xi Jinping. O Presidente Lula, além da agenda bilateral, participa, no dia 13, do Quarto Fórum da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) – China, em Pequim.
Esta será a quarta visita de Estado do Presidente Lula à China, a primeira a ocorrer desde a elevação das relações bilaterais ao patamar de “Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China por um Mundo Mais Justo e um Planeta Mais Sustentável”, em novembro de 2024.Trata-se do terceiro encontro entre os presidentes desde 2023.
Brasil e China compartilham interesses e apresentam convergências em tópicos regionais e multilaterais, na ONU, OMC, G20 e BRICS. O relacionamento bilateral beneficia-se de alto nível de institucionalização, é mutuamente benéfico e contribui para a busca da estabilidade no plano global.
A visita será ocasião para apresentar resultados concretos da cooperação multidimensional sino-brasileira, inclusive no âmbito das sinergias entre suas respectivas políticas de desenvolvimento e programas de investimento, com foco em setores prioritários como finanças, infraestrutura, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, transição energética, ciência, tecnologia e inovação.
A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009 e figura entre as principais fontes de investimento estrangeiro no País. Em 2024, o intercâmbio comercial alcançou seu maior patamar histórico, de USD 158 bilhões. Os expressivos fluxos comerciais e o número crescente de iniciativas conjuntas refletem a robustez e a importância estratégica das relações bilaterais.Categoria
Comunicações e Transparência Pública