Setor industrial brasileiro pode solicitar contar com parte dos R$6 bilhões em investimentos por meio da iniciativa do Climate Investment Funds (CIF).
Arte MME
Os ministérios de Minas e Energia (MME), da Fazenda (MF) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com apoio da Organização da Nações Unidas para Indústria (UNIDO) e Embaixada do Reino Unido realizaram, nesta sexta-feira (18/10), o webinar sobre a Chamada para Hubs de Hidrogênio no Brasil. O objetivo da chamada é identificar propostas de projetos que contribuam para a descarbonização da indústria brasileira por meio de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono. O setor pode contar com parte dos R$6 bilhões em investimentos por meio da parceria da iniciativa com o Climate Investment Funds (CIF).
Os investimentos foram anunciados no dia 3 de outubro, com partipação do ministro Alexandre Silveira, em reunião paralela do Ministerial de Energia Limpa e Missão Inovação (CEM-MI, sigla em inglês), em Foz do Iguaçu (PR). Para o MME, o anúncio representa mais um esforço do Brasil de mobilizar o setor privado e as empresas para acelerar uma estrutura de projetos de descarbonização industrial, em linha com o avanço da economia do hidrogênio de baixa emissão de carbono no país.
“Essa chamada é uma parte importante desse esforço coordenado pelo MME, Ministério da Fazenda e Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, para ampliar a visibilidade de apoiar e criar as políticas públicas em linha com as oportunidades de desenvolvimento energético e descarbonização industrial”, destacou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, durante o webinar.
A chamada pública busca soluções que atendam aos critérios de elegibilidade, alinhadas com os objetivos do CIF e focadas na descarbonização de setores industriais difíceis de abatimento. As propostas selecionadas poderão ter a oportunidade de compor o plano de investimentos do Brasil para acessar o financiamento, que poderá cobrir desde iniciativas de engenharia até a aquisição de equipamentos e capital de giro. O projeto selecionado será convidado a apresentar um Plano de Investimento e, se este for aprovado, será elegível para receber o financiamento. O período de candidaturas estará aberto até o dia 2 de novembro de 2024.
PNH2
A chamada pública é parte do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) que, por meio do Plano de Trabalho Trienal 2023-2025, estabeleceu como meta para a estratégia brasileira de hidrogênio a consolidação de hubs de hidrogênio de baixa emissão no Brasil até 2035. “Essa chamada é uma das etapas que estamos seguindo para atingir essa meta da estratégia brasileira de termos hubs de hidrogênio consolidados”, pontuou a diretora de Transição Energética do MME, Karina Sousa.
Durante o webinar, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre a chamada pública com os palestrantes. Esta iniciativa conta com o apoio do Brazil-UK Hydrogen HUB (HUB H2) – no âmbito da cooperação entre Brasil e Reino Unido, lançada em 2023 na COP28, implementada pelo MME e pelo Departamento de Segurança Energética e Net Zero (DESNZ) do Reino Unido. O Secretariado HUB H2 é coordenado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).