INTERNACIONAL | Brasil participa da reunião anual do Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura

País foi representado pela secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito

A embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, representou o Brasil na reunião anual do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB, na sigla em inglês). A reunião foi realizada em Samarcand, no Uzbequistão, quarta e quinta-feira (25 e 26/9), e teve como tema central Construindo uma Infraestrutura Resiliente para Todos. “No mesmo ano em que nos reengajamos com o Banco e reafirmamos nosso compromisso como membro fundador, testemunhamos a rápida resposta do Banco às devastadoras inundações que destruíram cidades inteiras no sul do Brasil, impactando significativamente infraestruturas críticas”, pontuou a secretária.

Rosito, que foi vice-presidente do Conselho de Governadores do AIIB ao longo do último ano, foi uma das palestrantes na sessão principal do encontro, chamada Promovendo Conectividade Resiliente na Ásia e Além. Durante essa sessão, a secretária relacionou o debate sobre infraestrutura a uma série de outros temas caros ao Brasil. “A parceria com o AIIB, que tem como uma de suas prioridades a conectividade transfronteiriça, é muito relevante para o Brasil, que destina mais de 50% de suas exportações para o continente asiático”, lembrou Rosito.

“Os projetos de infraestrutura devem ser também inclusivos, ao priorizar o acesso para comunidades carentes, garantindo que áreas rurais e grupos marginalizados se beneficiem igualmente das melhorias em transporte, energia e serviços digitais. Infraestruturas robustas devem buscar ampliar o acesso das mulheres a serviços essenciais, oportunidades de emprego e serviços sociais, o que ajuda a promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino”, disse.      

Além da dimensão de justiça social e de gênero, Rosito abordou também a relação com a questão climática: “Os BMDs (Bancos Multilaterais de Desenvolvimento) desempenham um papel no financiamento de infraestruturas que deve unir a melhoria da conectividade a projetos que reduzam o impacto ambiental e aumentem a resiliência frente aos desafios climáticos, o que é um grande desafio do nosso tempo”.

Ainda na quarta-feira dia 25, a secretária mediou uma mesa-redonda sobre “Ampliar as Ferramentas [do AIIB] para atender um leque maior de membros”.

Ivan Olivera, subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável e governador alterno do Brasil no Banco, também esteve na reunião anual. Um dos pontos destacados por ele foi a convergência entre a missão e a estratégia do AIIB e a agenda do Plano de Transformação Ecológica (PTE).

“O AIIB é um banco voltado à sustentabilidade em bases novas tecnológicas e que impulsiona a conectividade entre os países como base de suas operações”, explicou ele. “Portanto, atua de forma muito alinhada com o que temos feito no Brasil com o Plano de Transformação Ecológica. Além disso, o Banco busca acelerar a mobilização de capital privado para atender às crescentes demandas de infraestrutura de seus membros”.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn