Design Thinking | realiza primeira oficina de inovação nos setores de portos e aeroportos

Acordo de cooperação com a Brasil Export visa trazer conhecimento sobre inovação para servidores do Ministério

MPor realiza primeira oficina de inovação nos setores de portos e aeroportos

Oficina faz parte do trabalho inicial do acordo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério e a Brasil Export – Foto: Divulgação/MPor

O Ministério de Portos e Aeroportos realizou, nesta quarta-feira (9), a primeira Oficina de Inovação MPOR – Brasil Export – Jornada de Design Thinking. Uma oficina de inovação e tecnologia nos setores de portos, aeroportos, logística, infraestrutura e comércio exterior, voltada para os servidores do departamento de políticas setoriais, planejamento e inovações, da Secretaria Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos.

Essa ação cumpre um papel estratégico, uma vez que a oficina faz parte do trabalho inicial do acordo de cooperação técnica (ACT) celebrado entre o Ministério e a Brasil Export através do seu hub de inovação.

Segundo o diretor de políticas setoriais, planejamento e inovações da Secretaria Executiva do MPOR, Tetsu Koike, coordenador do evento, “o objetivo é fazer um sandbox regulatório, que é um ambiente que você pode testar novas regras, novos normativos, novos processos de trabalho que atingem o setor de aeroportos, de portos, de hidrovias, de transporte, sem a rigidez de uma norma publicada como uma portaria ou um decreto ou uma lei”.

Koike adianta que também está sendo criado outro produto, uma plataforma virtual para que os agentes públicos e privados possam interagir e se comunicar, onde será possível desenvolver inovações de maneira cooperativa e colaborativa, na cocriação. “uma vez que a gente tem um protótipo do nosso produto, da nossa ideia, a gente vai apresentar para todo o Ministério”, conta.

Cocriação
“E a ideia hoje era que a gente conseguisse trabalhar em parceria e cocriar juntos esses projetos, focando ali em quais as necessidades, quais os problemas, os desafios pra que isso seja feito num processo colaborativo, e que depois, lá no hub Brasil Export, a gente possa desenvolver os projetos e que façam sentido para o Ministério e pro ecossistema como um todo”, é o que conta a diretora executiva do Hub Brasil Export, Karina Martins.

Hub Brasil Export

De acordo com Karina, Hub Brasil Export é um hub de inovação – espaços físicos e online de conexão e desenvolvimento de inovações –, focados nos setores de portos, logística, infraestrutura e comércio exterior, onde se trabalha com a inovação aberta. “O nosso objetivo é trazer melhorias pro setor como um todo. Além de ações ali, focadas em empresas, necessidades específicas, a gente quer desenvolver o setor”, disse.

Cultura de inovação
Para a diretora de inovação e transformação digital do Porto de Suape (PE), Adriana Regina Martin, conhecer mais sobre as ferramentas de inovação como o design thinking é uma oportunidade para absorver conhecimento para levar inovação ao setor portuário.

“Eu tenho lá no Porto de Suape a missão de fomentar a cultura da inovação, e esse treinamento que a equipe está tendo aqui é algo que estou buscando fazer lá também, para as pessoas saberem o que é inovação e que muitas vezes é o que elas já estão fazendo e não sabem. Então, é fomentar a cultura da inovação e fazer com que ela seja perene”, afirmou.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn