Silvio Costa Filho apresenta projetos de infraestrutura para investidores em missão na Europa

Em visita à Espanha e Portugal, ministro se encontra com investidores e parceiros estratégicos para o setor no Brasil.

Em visita à Espanha e Portugal, ministro se encontra com investidores e parceiros estratégicos para o setor no Brasil

Ministro e comitiva visitam o Porto de Valência (Valenciaport), o 4º maior da Europa e o primeiro porto espanhol – Foto: Divulgação/MPor

Entre os dias 21 e 25 de outubro, o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, realiza uma visita a Espanha e Portugal, países que são parceiros estratégicos do Brasil no setor. O objetivo da viagem é se encontrar com investidores, representantes de empresas e autoridades locais para apresentar projetos de concessões, propostas de investimentos e oportunidades na aviação regional e nos portos brasileiros.

Na cidade de Valência, nesta segunda-feira (21), o ministro e sua comitiva conheceram o porto da cidade, o Valenciaport, o quarto maior da Europa e o principal porto da Espanha. Localizado estrategicamente no Mediterrâneo, Valenciaport é um importante hub de transbordo para cargas distribuídas para outras partes da Europa e do mundo.

“O Porto de Valência representa 40% do tráfego marítimo da Espanha. É um dos portos mais bonitos do mundo e tem atuado fortemente na nova modelagem dos portos globalmente, com foco na sustentabilidade, descarbonização de navios e digitalização, aumentando assim a competitividade do terminal”, explicou o ministro.

Durante a visita ao terminal portuário, Silvio Costa Filho assinou um Protocolo de Intenções entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Fundación Valenciaport, que visa a capacitação e qualificação de trabalhadores do sistema portuário. A Fundação mantém uma relação sólida com o Brasil e apoia a Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, um projeto de grande relevância no país.

A organização está diretamente envolvida no desenvolvimento de projetos de descarbonização em portos estratégicos do Brasil, como os de Paraná, Itaqui e Fortaleza. Esses projetos visam implementar soluções inovadoras para reduzir as emissões de carbono, promovendo operações mais sustentáveis.

Além disso, a Fundación Valenciaport lidera iniciativas de transformação digital no Brasil, voltadas à modernização dos processos portuários. Esses projetos incluem diagnósticos e o desenho de novas tecnologias para aumentar a eficiência operacional, melhorar a gestão das cadeias logísticas e otimizar a tomada de decisões das autoridades portuárias.

Na Fundación Valenciaport, Silvio Costa Filho também teve a oportunidade de conversar com estudantes do programa de pós-graduação em Logística e Gestão Portuária – Edição Brasil. O programa reúne profissionais de portos e terminais, além de funcionários do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn